PROFESSOR LEANDRO DORNELES DEFENDE TESE DE DOUTORADO PELA UFSM

O professor Leandro Dorneles, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Comercial e também docente no curso de Administração, defendeu sua tese de doutorado no dia 14 de julho deste ano, junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

A tese: “A ATRATIVIDADE INTERNACIONAL DOS PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS SOB A PERSPECTIVA DAS TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO”, foi defendido de forma remota via Google Meet. O trabalho teve como principal objetivo analisar como a Teoria do Paradigma Eclético e a Teoria das Redes são capazes de explicar as escolhas estratégicas de PCTs (Parques Científicos Tecnológicos) associados à Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) para atração de empresas internacionais.

Diante dos principais resultados, Dorneles destacou: “foram identificados PCTs que possuem empresas internacionais oriundas de fora do país, instaladas em seus ambientes. Também, descobriu-se que os gestores não têm o conhecimento sobre e não utilizam as teorias de internacionalização como base para o planejamento de estratégias para atração de empresas internacionais”. A orientação do trabalho foi da professora Dr.ª Flávia Luciane Scherer.

Entre suas atribuições na FISMA, o professor Leandro Dorneles também coordena o Núcleo de Excelência em Gestão e Qualidade da FISMA (NEGESQ), atua como Chefe do Escritório de Processos da FISMA (EPFISMA) e, é o Editor-Chefe da Revista sobre Excelência em Gestão e Qualidade da FISMA (REGESQ).

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário