Acesse o portal do aluno
Fale com a Coordenação
Saiba mais sobre o que podemos lhe oferecer

ESTÁGIOS

No Curso de Administração da FISMA, os alunos têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados, obrigatórios (para finalização do curso) ou não obrigatórios (durante o curso).

O estágio busca proporcionar a prática aos acadêmicos do curso de Administração no diagnóstico e aplicação de ferramentas de gestão em organizações, sob a supervisão de um professor Administrador vinculado à FISMA.

Também oportuniza que o aluno desenvolva habilidades e práticas com maior efetividade, como o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais. O estágio oferece a possibilidade de problematizar a realidade, sendo espaço privilegiado para o exercício profissional supervisionado. Por meio dele, é possível fortalecer a construção do perfil profissional do Administrador.

ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

O estágio não obrigatório é uma oportunidade para o desenvolvimento complementar das competências e habilidades inerentes ao perfil do egresso, a partir de experiências vivenciadas no mundo profissional, como preparação para o enfrentamento dos desafios de sua futura profissão.

Segundo a Lei do Estágio, ele é entendido, como ato educativo supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho, com vistas a preparar o educando para o trabalho produtivo, desde que este esteja regularmente frequentando o ensino superior, a educação profissional de ensino médio, a educação especial e os anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Na FISMA, os alunos contam com orientações mensais de professores supervisores Administradores e vinculados à faculdade.

ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

No estágio obrigatório, realizado no 8º semestre do Curso, o acadêmico buscará o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e contextualização curricular por meio da realização de estágio e desenvolvimento de relatório de estágio, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Para a concretização do relatório de estágio, o aluno deverá ter um efetivo envolvimento com o campo de estudo e a efetivação do levantamento dos dados e, por fim, construção do relatório das atividades. O relatório deve ser elaborado descrevendo as atividades desenvolvidas, os procedimentos adotados e os resultados obtidos.

COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS

A FISMA oferece aos seus alunos, um setor especializado na gestão dos estágios curriculares dos alunos: a Coordenação Geral de Estágios (CGE), que tem como objetivo promover a interação entre os alunos de graduação e do técnico profissional da FISMA com o mercado de trabalho, facilitando o acesso a oportunidades, para desenvolvimento de uma boa prática profissional. Além disso, busca estabelecer parcerias diretamente com empresas, instituições ou órgãos governamentais, para a prática do aprendizado teórico-prático da sala de aula por meio do estágio obrigatório ou não obrigatório, realizando todos os trâmites legais e necessários. Seu trabalho é baseado nas Diretrizes e Normas para a Atividade de Estágio na FISMA, nos Projetos Pedagógicos e Planos dos cursos e na Lei Federal de Estágio nº 11.788/2008.

CONFIRA ALGUMAS EXPERIÊNCIAS

  • Fiz o meu estágio na Coordenação do curso de Gestão Comercial, diretamente com a professora Diana (Coordenadora na época), onde buscamos aumentar as vendas dos "produtos FISMA". A disciplina de estágio foi muito boa, pois utilizamos todas as ferramentas que aprendemos nas aulas, nos possibilitando mais confiança para encarar o mundo profissional lá fora. O estágio me ajudou a ver como é necessário um bom planejamento, o engajamento das pessoas, a flexibilidade e a negociação, e isso vou levar para o resto da minha vida.

    Natasha Rodrigues Horwath
    Natasha Rodrigues Horwath FISMA - Coordenação do Curso de Gestão Comercial
  • Tive o prazer de realizar o meu estágio não obrigatório no NEGESQ Núcleo de excelência em gestão da qualidade da FISMA, juntamente com o (professor mestre) Leandro Dorneles, onde consegui colocar em prática toda a teoria aprendida durante a graduação e também tive a oportunidade de começar a minha inserção no mercado de trabalho com outro olhar, pois o estágio me proporcionou a participação em situações reais que só na prática conseguimos desenvolver, bem como o desenvolvimento de nossas habilidades e competências.

    Ysis Yung
    Ysis Yung FISMA - NEGESQ
  • Fazer administração na FISMA foi a melhor opção porque durante os 4 anos do curso sempre tivemos o link da teoria com a prática, o que facilitou o aprendizado e colaborou com a realização de uma meta pessoal que era ingressar em uma grande empresa. Hoje sinto-me realizado profissionalmente graças a formação adquirida na FISMA.

    Felipe Medeiros
    Felipe Medeiros
  • A FISMA me proporcionou a oportunidade de cursar Administração através de um ingresso fácil e sem burocracia, e o curso me capacitou e ensinou as melhores ferramentas da profissão para que eu aplicasse o conhecimento e desempenhasse as minhas habilidades e competências em todas as situações, de diferentes complexidades. Me capacitou com profissionais de excelência que se dedicam a profissão e ao compartilhamento e transmissão do conhecimento. Hoje atuo diretamente em um cargo que preciso aplicar os conhecimentos adquiridos, desde estruturação organizacional, negociação, liderança, gestão de pessoas e também muita gestão financeira aplicada.

    Gregory Zepenfeld
    Gregory Zepenfeld
  • Fazer administração na FISMA me trouxe a melhor relação teoria versus prática. A equipe de professores muito bem preparados sempre esteve disposta a auxiliar e orientar nos momentos de indecisão. Quem entra na FISMA sai com um network incrível e preparado para ser o melhor no mercado de trabalho.

    Thauane Lemos
    Thauane Lemos
  • A minha melhor escolha foi cursar Administração na FISMA. Pois foi um curso que me capacitou e potencializou as melhores habilidades para meu plano de carreira dentro da empresa que atuo. Tudo isso ocorreu por ser uma Instituição séria, com professores super qualificados que além de ensinar, são ADMINISTRADORES no mercado, trazendo assim uma bagagem que fortifica a formação do estudante. Se precisasse escolher novamente uma instituição, a escolhida seria a FISMA!

    Gilberto Muller
    Gilberto Muller
  • Fazer administração na FISMA foi a melhor escolha pois tem profissionais capacitados que ensinam com paixão. Onde tive espaço para me desenvolver de inúmeras maneiras. É uma instituição que trabalha a realidade do mercado profissional, te mostrando como fazer a diferença.

    Thainá Saldanha
    Thainá Saldanha
  • Estudar na FISMA foi minha melhor escolha porque além de todo aprendizado acadêmico que me ajudou a evoluir como profissional, na FISMA fui impulsionada a ver a vida de uma maneira diferente, sabe estudar com professores e colegas que te impulsionam para o melhor, me senti valorizada e obtive coragem de lutar pelos meus objetivos! Na FISMA também ganhei amigos que serão parceiros para vida, tanto pessoal quanto profissional! Então, só tenho a agradecer porque através do curso de Administração da FISMA que surgiram novas oportunidades!

    Graziele Stabel
    Graziele Stabel
  • Me faltam palavras para descrever meu sentimento pela FISMA, que me acolheu com muito carinho quando da minha transferência de Porto Alegre para Santa Maria. O ambiente de ensino que encontrei na FISMA não vivenciei em outras faculdades, a família FISMA é muito especial para mim, pois foi a instituição que transformou meu grande sonho em realidade! Com certeza, graças ao conhecimento que adquiri ao longo do curso, hoje me sinto uma profissional apta para atuar no mercado de trabalho, por isso deixo aqui meu imenso carinho por esta faculdade que proporciona aos seus estudantes desenvolverem suas competências e habilidades. Sendo assim, desejo muito sucesso ao grupo docente e a direção!

    Magda Fonseca Lucero
    Magda Fonseca Lucero