ESTÁGIOS
No Curso de Administração da FISMA, os alunos têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados, obrigatórios (para finalização do curso) ou não obrigatórios (durante o curso).
O estágio busca proporcionar a prática aos acadêmicos do curso de Administração no diagnóstico e aplicação de ferramentas de gestão em organizações, sob a supervisão de um professor Administrador vinculado à FISMA.
Também oportuniza que o aluno desenvolva habilidades e práticas com maior efetividade, como o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais. O estágio oferece a possibilidade de problematizar a realidade, sendo espaço privilegiado para o exercício profissional supervisionado. Por meio dele, é possível fortalecer a construção do perfil profissional do Administrador.
ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS
O estágio não obrigatório é uma oportunidade para o desenvolvimento complementar das competências e habilidades inerentes ao perfil do egresso, a partir de experiências vivenciadas no mundo profissional, como preparação para o enfrentamento dos desafios de sua futura profissão.
Segundo a Lei do Estágio, ele é entendido, como ato educativo supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho, com vistas a preparar o educando para o trabalho produtivo, desde que este esteja regularmente frequentando o ensino superior, a educação profissional de ensino médio, a educação especial e os anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Na FISMA, os alunos contam com orientações mensais de professores supervisores Administradores e vinculados à faculdade.
ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS
No estágio obrigatório, realizado no 8º semestre do Curso, o acadêmico buscará o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e contextualização curricular por meio da realização de estágio e desenvolvimento de relatório de estágio, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Para a concretização do relatório de estágio, o aluno deverá ter um efetivo envolvimento com o campo de estudo e a efetivação do levantamento dos dados e, por fim, construção do relatório das atividades. O relatório deve ser elaborado descrevendo as atividades desenvolvidas, os procedimentos adotados e os resultados obtidos.
COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS
A FISMA oferece aos seus alunos, um setor especializado na gestão dos estágios curriculares dos alunos: a Coordenação Geral de Estágios (CGE), que tem como objetivo promover a interação entre os alunos de graduação e do técnico profissional da FISMA com o mercado de trabalho, facilitando o acesso a oportunidades, para desenvolvimento de uma boa prática profissional. Além disso, busca estabelecer parcerias diretamente com empresas, instituições ou órgãos governamentais, para a prática do aprendizado teórico-prático da sala de aula por meio do estágio obrigatório ou não obrigatório, realizando todos os trâmites legais e necessários. Seu trabalho é baseado nas Diretrizes e Normas para a Atividade de Estágio na FISMA, nos Projetos Pedagógicos e Planos dos cursos e na Lei Federal de Estágio nº 11.788/2008.
CONFIRA ALGUMAS EXPERIÊNCIAS