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DISCIPLINAS

O Curso de Administração possui 50 disciplinas distribuídas em 8 semestres. Em quatro anos de curso, o aluno deverá concluir uma carga horária total de 3.042 horas entre disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas (ACE) e atividades complementares (AC).

As disciplinas obrigatórias e eletivas do curso desenvolvem o conhecimento e habilidades necessárias para que o aluno tenha uma visão ampla das áreas de Administração relacionadas às decisões de um gestor. Dominar esses conteúdos vai auxiliar na atuação no mercado de trabalho.

São disciplinas obrigatórias do curso:

Semestres Disciplinas
1º Semestre: 360ha Contabilidade Empresarial I – 72ha
Direito Empresarial – 72ha
Estatística – 36ha
Fundamentos da Administração – 36ha
Leitura e Produção de Textos – 36ha
Matemática Geral – 72ha
Teoria Geral da Administração I – 36ha
2º Semestre: 360ha Contabilidade Empresarial II – 72ha
Direito do Trabalho – 72ha
Estatística Aplicada à Pesquisa – 36ha
Economia Geral – 72ha
Metodologia Científica – 72ha
Teoria Geral da Administração II – 72ha
3º Semestre: 360ha Análise de Demonstrações Financeiras – 72ha
Gestão de Pessoas I – 72ha
Matemática Financeira – 72ha
Organização, Sistemas e Métodos – 36ha
Pesquisa Operacional – 36ha
Psicologia Organizacional – 36ha
4º Semestre: 432ha Direito Tributário – 72ha
Filosofia e Ética – 36ha
Gestão da Produção – 72ha
Gestão de Pessoas II – 72ha
Gestão Financeira I – 72ha
Sistema de Informações Gerenciais – 72ha
5º Semestre: 432ha Gestão da Produção II – 72ha
Gestão de Marketing I – 72ha
Gestão Estratégica – 72ha
Gestão Financeira II – 72ha
Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração – 36ha
6º Semestre: 396ha Gestão Ambiental – 36ha
Gestão de Custos – 72ha
Gestão de Marketing II – 72ha
Logística – 72ha
Economia do Brasil – 72ha
7º Semestre: 648ha Gestão da Qualidade – 72ha
Gestão do Conhecimento – 72ha
Orçamento Empresarial – 72ha
Projetos e Negócios Empresariais – 72ha
Trabalho de Conclusão de Curso I – 72ha
Sociologia Organizacional – 36ha
8º Semestre: 576ha Gestão de Empresas Familiares – 36ha
Empreendedorismo e Inovação – 36ha
Estágio Supervisionado – 378ha
Vendas e Negociação Empresarial – 72ha
Trabalho de Conclusão de Curso II – 72ha

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares, como diz o nome, devem ser um complemento ao conhecimento e experiência vivida em sala de aula. São atividades externas à sala de aula que vão gerar maior conhecimento, autonomia, experiência, contato com a realidade da Administração das organizações.

As atividades complementares deverão ser cumpridas ao longo do curso, envolvendo:

Atividades complementares livres (ACL)

Cumpridas com a participação em congressos, seminários, jornadas, simpósios, Colegiado do Curso ou Conselhos, estágio extracurricular, Comissão organizadora de eventos acadêmicos.

Atividades complementares de ensino (ACE)

Cumpridas em atividades eletivas de ensino, com cursos presenciais de capacitação, oficinas, treinamentos, cursos à distância, atividades de monitoria em disciplinas, aproveitamento de disciplinas cursadas em cursos de graduação, cursos de línguas e de informática.

Atividades complementares de iniciação Científica (ACP)

Cumpridas em atividades como participação em grupos de estudo, projetos de iniciação científica, pesquisa, apresentação e/ou publicação de trabalhos acadêmicos em eventos, publicação de artigo científico em revista científica.

Atividades complementares de extensão (ACX)

Cumpridas em atividades como participação em projetos/núcleos de extensão, trabalho voluntário, participação como ministrante de curso de extensão, palestra, debatedor de mesa redonda.

Ao final do curso, o aluno também desenvolverá o estágio curricular obrigatório, o qual busca proporcionar a prática aos acadêmicos do curso de Administração no diagnóstico e aplicação de ferramentas de gestão em organizações, sob a supervisão de um professor Administrador vinculado à Faculdade Integrada de Santa Maria. Ele oportuniza ao aluno o desenvolvimento de habilidades e práticas com maior efetividade, como o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais. O estágio oferece ainda a possibilidade de problematizar a realidade, sendo espaço privilegiado para o exercício profissional supervisionado. Por meio dele, é possível fortalecer a construção do perfil profissional do Administrador.