DISCIPLINAS
O Curso de Administração possui 50 disciplinas distribuídas em 8 semestres. Em quatro anos de curso, o aluno deverá concluir uma carga horária total de 3.042 horas entre disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas (ACE) e atividades complementares (AC).
As disciplinas obrigatórias e eletivas do curso desenvolvem o conhecimento e habilidades necessárias para que o aluno tenha uma visão ampla das áreas de Administração relacionadas às decisões de um gestor. Dominar esses conteúdos vai auxiliar na atuação no mercado de trabalho.
São disciplinas obrigatórias do curso:
Semestres | Disciplinas |
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1º Semestre: 360ha | Contabilidade Empresarial I – 72ha Direito Empresarial – 72ha Estatística – 36ha Fundamentos da Administração – 36ha Leitura e Produção de Textos – 36ha Matemática Geral – 72ha Teoria Geral da Administração I – 36ha |
2º Semestre: 360ha | Contabilidade Empresarial II – 72ha Direito do Trabalho – 72ha Estatística Aplicada à Pesquisa – 36ha Economia Geral – 72ha Metodologia Científica – 72ha Teoria Geral da Administração II – 72ha |
3º Semestre: 360ha | Análise de Demonstrações Financeiras – 72ha Gestão de Pessoas I – 72ha Matemática Financeira – 72ha Organização, Sistemas e Métodos – 36ha Pesquisa Operacional – 36ha Psicologia Organizacional – 36ha |
4º Semestre: 432ha | Direito Tributário – 72ha Filosofia e Ética – 36ha Gestão da Produção – 72ha Gestão de Pessoas II – 72ha Gestão Financeira I – 72ha Sistema de Informações Gerenciais – 72ha |
5º Semestre: 432ha | Gestão da Produção II – 72ha Gestão de Marketing I – 72ha Gestão Estratégica – 72ha Gestão Financeira II – 72ha Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração – 36ha |
6º Semestre: 396ha | Gestão Ambiental – 36ha Gestão de Custos – 72ha Gestão de Marketing II – 72ha Logística – 72ha Economia do Brasil – 72ha |
7º Semestre: 648ha | Gestão da Qualidade – 72ha Gestão do Conhecimento – 72ha Orçamento Empresarial – 72ha Projetos e Negócios Empresariais – 72ha Trabalho de Conclusão de Curso I – 72ha Sociologia Organizacional – 36ha |
8º Semestre: 576ha | Gestão de Empresas Familiares – 36ha Empreendedorismo e Inovação – 36ha Estágio Supervisionado – 378ha Vendas e Negociação Empresarial – 72ha Trabalho de Conclusão de Curso II – 72ha |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares, como diz o nome, devem ser um complemento ao conhecimento e experiência vivida em sala de aula. São atividades externas à sala de aula que vão gerar maior conhecimento, autonomia, experiência, contato com a realidade da Administração das organizações.
As atividades complementares deverão ser cumpridas ao longo do curso, envolvendo:
Atividades complementares livres (ACL)
Cumpridas com a participação em congressos, seminários, jornadas, simpósios, Colegiado do Curso ou Conselhos, estágio extracurricular, Comissão organizadora de eventos acadêmicos.
Atividades complementares de ensino (ACE)
Cumpridas em atividades eletivas de ensino, com cursos presenciais de capacitação, oficinas, treinamentos, cursos à distância, atividades de monitoria em disciplinas, aproveitamento de disciplinas cursadas em cursos de graduação, cursos de línguas e de informática.
Atividades complementares de iniciação Científica (ACP)
Cumpridas em atividades como participação em grupos de estudo, projetos de iniciação científica, pesquisa, apresentação e/ou publicação de trabalhos acadêmicos em eventos, publicação de artigo científico em revista científica.
Atividades complementares de extensão (ACX)
Cumpridas em atividades como participação em projetos/núcleos de extensão, trabalho voluntário, participação como ministrante de curso de extensão, palestra, debatedor de mesa redonda.
Ao final do curso, o aluno também desenvolverá o estágio curricular obrigatório, o qual busca proporcionar a prática aos acadêmicos do curso de Administração no diagnóstico e aplicação de ferramentas de gestão em organizações, sob a supervisão de um professor Administrador vinculado à Faculdade Integrada de Santa Maria. Ele oportuniza ao aluno o desenvolvimento de habilidades e práticas com maior efetividade, como o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais. O estágio oferece ainda a possibilidade de problematizar a realidade, sendo espaço privilegiado para o exercício profissional supervisionado. Por meio dele, é possível fortalecer a construção do perfil profissional do Administrador.