Saiba mais sobre a profissão do Administrador
Fale com a Coordenação
Saiba mais sobre o que podemos lhe oferecer

DISCIPLINAS

O Curso de Administração possui 35 disciplinas distribuídas em 8 semestres. Em quatro anos de curso, o aluno deverá concluir uma carga horária total de 3.000 horas entre disciplinas obrigatórias, atividades de extensão, estágio obrigatório e atividades complementares (AC).

O curso é ofertado na modalidade presencial com a oferta de 40% da sua carga horária a distância, conforme Portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019.

Clique aqui e confira a matriz do curso de Administração.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES

As Atividades Complementares Curriculares (ACCs), como diz o nome, devem ser um complemento ao conhecimento e experiência vivida em sala de aula. São atividades externas à sala de aula que vão gerar maior conhecimento, autonomia, experiência, contato com a realidade da Administração das organizações.

As ACCs deverão ser cumpridas ao longo do curso, envolvendo:

AC-Livre

Cumpridas com a participação em congressos, seminários, jornadas, simpósios, Colegiado do Curso ou Conselhos, estágio extracurricular, Comissão organizadora de eventos acadêmicos.

AC-Ensino

Cumpridas em atividades eletivas de ensino, com cursos presenciais de capacitação, oficinas, treinamentos, cursos à distância, atividades de monitoria em disciplinas, aproveitamento de disciplinas cursadas em cursos de graduação, cursos de línguas e de informática.

AC-Pesquisa

Cumpridas em atividades como participação em grupos de estudo, projetos de iniciação científica, pesquisa, apresentação e/ou publicação de trabalhos acadêmicos em eventos, publicação de artigo científico em revista científica.

AC-Extensão

Cumpridas em atividades como participação em projetos/núcleos de extensão, trabalho voluntário, participação como ministrante de curso de extensão, palestra, debatedor de mesa redonda.

Ao final do curso, o aluno também desenvolverá o estágio curricular obrigatório, o qual busca proporcionar a prática aos acadêmicos do curso de Administração no diagnóstico e aplicação de ferramentas de gestão em organizações, sob a supervisão de um professor Administrador vinculado à Faculdade Integrada de Santa Maria. Ele oportuniza ao aluno o desenvolvimento de habilidades e práticas com maior efetividade, como o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais. O estágio oferece ainda a possibilidade de problematizar a realidade, sendo espaço privilegiado para o exercício profissional supervisionado. Por meio dele, é possível fortalecer a construção do perfil profissional do Administrador.