Tenha aulas dinâmicas
Aqui você tem um aprendizado significativo
Fale com a Coordenação
Saiba mais sobre o que podemos lhe oferecer

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR

Onde posso atuar como profissional formado no Curso de Administração?

Para você que está escolhendo um curso superior e quer construir a sua carreira profissional ligada à gestão de organizações, a Administração é uma das profissões que oferece mais alternativas e empresas para trabalhar.

Um administrador tem múltiplas responsabilidades e funções dentro de uma empresa, é responsável por liderar pessoas, estruturar processos gerenciais e, acima de tudo, é responsável por tomar decisões sobre o gerenciamento dos recursos da empresa da melhor maneira possível. Ele atua também como gestor, organizando atividades, distribuindo tarefas aos liderados e mantendo a equipe focada em atingir metas e objetivos organizacionais.

Para isso, o profissional trabalha no planejamento e na execução de táticas e estratégias para que os propósitos da empresa em que atua sejam alcançados, com resultados positivos e expansão das operações.

O Administrador atua em organizações grandes, médias e pequenas. Pode ser um empreendedor de um novo negócio, um colaborador de uma organização pública ou privada ou ainda ser um profissional liberal e oferecer serviços ligados a consultoria de gestão. Pode atuar em áreas/setores dentro das organizações ou desenvolver atividades com sua especialidade.

Confira, a seguir, algumas das principais áreas de atuação de um Administrador e os depoimentos de quem atua nas mesmas:

GESTÃO DE PESSOAS

Nessa área, o Administrador atua no gerenciamento de todos os processos que envolvem o relacionamento entre colaboradores e organização. Essa área apresenta uma infinidade de funções que podem ser exercidas, tanto no que se refere aos aspectos técnicos quanto comportamentais, dentre os quais destacam-se: recrutamento, seleção e socialização, cargos, salários e carreiras, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, incentivos, benefícios, relações trabalhistas, saúde e segurança no trabalho, motivação, liderança, gestão de equipes, resolução de conflitos, mudança, clima e cultura organizacional, entre outros.

GESTÃO DE MARKETING

Nesta área, o Administrador é responsável por entender, processar desenvolver e comunicar o seu produto ou serviço, para atender a real necessidade do seu cliente. Nesse processo, deve haver o correto planejamento, execução e controle das estratégias de marketing, as quais irão envolver principalmente: fornecer o produto certo, para o cliente certo, no momento certo, sob um preço justo. Assim, a empresa irá conseguir ter um posicionamento de mercado competitivo e sustentável.

GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Nesta área, o Administrador poderá desenvolver atividades relacionadas à gestão do sistema de produção de uma empresa, realizando análises sobre quantidades a serem produzidas, cálculo da demanda de mercado, verificação da necessidade de materiais, cálculo da capacidade produtiva, análise da melhoria de processos e fluxo das operações, entre outras ações que envolvem o planejamento e controle da produção de uma empresa.

GESTÃO FINANCEIRA

Nessa área, o profissional é responsável por gerenciar receitas e o uso dos recursos financeiros, de modo que sejam aplicados estrategicamente para garantir o bom funcionamento do negócio no que se refere aos custos, lucros e despesas. O profissional elabora o orçamento da companhia, considerando todos os setores e realizando, também, o pagamento de salários, terceirizados, fornecedores e impostos.

LOGÍSTICA E COMPRAS

Nesta área, o Administrador é responsável por desempenhar funções relacionadas ao controle do fluxo de materiais em uma empresa, à gestão e à organização do controle de estoque, bem como tomar decisões referente a compras. Além disso, o administrador será responsável pelo gerenciamento da armazenagem dos produtos, pela gestão de frotas da empresa, por realizar análises de custos logísticos, bem como elaborar cálculos de apoio a tomada de decisão quanto às rotas de entrega dos produtos.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Nesta área, o Administrador é responsável por elaborar, implementar e desenvolver um modelo de gestão estratégica na organização, contemplando o planejamento estratégico, a organização estratégica, a direção estratégica, o controle estratégico e o desenvolvimento estratégico. Ao percorrer este caminho, o profissional se depara com diversos desafios, como por exemplo a gestão do conhecimento, gestão da mudança e gestão de conflitos. No entanto, atuar nesta área pode gerar muito crescimento e satisfação ao profissional Administrador, pois exige constante busca por conhecimento, criatividade, empreendedorismo e proatividade, que geralmente vem acompanhados de reconhecimento.

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E APOIO À DECISÃO

A área possibilita ao Administrador conhecer usos, impactos e repercussões da tecnologia da informação e sistemas de informação (TI/SI), aplicações e implementações de ferramentas como instrumentos de gestão, técnicas e sistemas para tomada de decisão; modelagem; capacidades digitais e modelos de negócio; criação de valor em ambiente de transformação digital, entre tantos outros. A área se relaciona diretamente com as inovações e mudanças que ocorrem no mercado de trabalho quanto à adoção de aplicativos, ferramentas e tecnologias. Busca compreender tanto aspectos humanos de interações e inclusão digital, quanto aspectos de hardware e software, fazendo assim a intersecção essencial para a formação do profissional do futuro.

CONSULTORIA

Atuar como consultor é uma possibilidade que o Administrador também pode buscar no mercado. Em linhas gerais, esse tipo de serviço envolve a análise dos processos em execução na organização e a sugestão de melhorias ou modos de expandir o negócio.