Aprendendo Gestão da Qualidade com Metodologias Ativas e uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs)

Aprender sobre Gestão da Qualidade por meio de um jogo de tabuleiro virtual! Ou então, por meio da confecção de aviões em papel, ou ainda assistindo a NETFLIX! Sim, exatamente isso que você acabou de ler. O professor Leandro Dorneles dos Santos, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Comercial e professor do curso de Administração, promoveu diferentes e criativas atividades durante o mês de abril com uso de metodologias ativas e tecnologias de informação e comunicação (TICs) na turma da disciplina de Gestão da Qualidade.

Numa dessas atividades, os alunos assistiram a um documentário no NETFLIX, pela internet, cujo título é “Indústria Americana”. O objetivo da atividade foi fazer com que o aluno entenda com mais profundidade as diferenças culturais oriundas das vertentes da qualidade oriental e americana. Diante da proposta, os alunos tiveram que tecer suas considerações sobre a cultura americana e sobre a cultura oriental quanto à liderança, trabalho e produtividade, observadas na obra dos Obama.

Aluna jogando online, no tabuleiro virtual desenvolvido pelo professor Dorneles.

Em outra ocasião, com o objetivo de fazer com que os alunos praticassem o uso do Ciclo PDCA (ferramenta da área de Qualidade que promove a melhoria contínua dos processos por meio das práticas de Planejar, Fazer, Checar e Agir), o professor Dorneles propôs aos alunos para que montassem um avião de papel. Assim, por meio de um Formulário Google, o aluno devia registrar todos as etapas do Ciclo PDCA, na montagem deste avião. Durante 4 ciclos, todas as informações deviam ser registradas em texto, com a inserção de imagens como evidências da atividade desenvolvida.

A aluna Lidiane, do curso de Administração, durante a atividade de revisão do Ciclo PDCA.

Outra proposta foi desenvolvida visando que os alunos praticassem o uso das ferramentas clássicas da qualidade. Nesta, o professor Leandro desenvolveu um jogo de tabuleiro virtual e, por meio de aplicativos colaborativos, os alunos em grupos, deveriam cumprir diversas tarefas a serem realizadas em planilhas e em apresentações Google, as quais eram compartilhadas com todos durante a aula remota.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário